Esta mensagem marca o arranque formal de mais um espaço de diálogo sobre a situação da Arqueologia portuguesa e áreas afins, que visa alargar o modelo editorial da revista Al-Madan a outras vias de intervenção, mais regulares, interactivas e inclusivas.
O seu aparecimento neste momento está directamente relacionado com o ciclo de debates “A Arqueologia em Revista”, com o qual o Centro de Arqueologia de Almada associa à apresentação do novo volume da Al-Madan (n.º 15) um grande debate nacional, descentralizado pelas cidades de Lisboa, Porto, Faro e Beja, de 1 a 29 de Março, para encerrar em Conimbriga, a 5 de Abril.
Garantido o envolvimento da Associação Profissional de Arqueólogos e da Associação dos Arqueólogos Portugueses, foram convidados 26 profissionais de reconhecido mérito para introduzir três dos temas mais prementes na actual conjuntura: “A Arqueologia e o Poder”, “A Arqueologia e os Arqueólogos” e “A Arqueologia e a Sociedade” (programa completo e desenvolvimento temático em http://www.almadan.publ.pt/).
Todos os eventos têm entrada livre e são assumidamente pensados para permitir a expressão das opiniões e preocupações colectivas, através do incentivo à participação generalizada dos presentes.
Para além disso, houve o cuidado de criar condições para a integração dos que não puderem estar presentes em nenhum dos locais propostos, bem como dos que queiram dar continuidade ao debate ou prefiram outras formas de comunicação.
É nesse contexto que surge este blogue, onde os momentos mais significativos das várias sessões serão divulgados em registo vídeo e abertos ao comentário público, e onde um painel de colaboradores convidados continuará a reflectir e a interagir sobre estas matérias.
Espera-se e deseja-se que seja bem aproveitado o intenso esforço organizativo do CAA, a boa vontade e empenhamento das associações parceiras, e a disponibilidade e experiência dos que aceitaram ajudar a sistematizar e tornar mais produtiva a discussão.
Para isso, é importante que cada um dos leitores destas linhas se sinta motivado a enriquecer com a sua presença algum dos cinco debates programados, e a participar no comentário das matérias aqui publicadas, com moderação e sem preconceitos ou processos de intenção, para que fique demonstrada a crescente maturidade pessoal e profissional dos que se movem no ainda frágil meio arqueológico português.
2008-02-20
Bem-Vindos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Felizmente parece haver alguém que toma a iniciativa de promover um debate sério acerca do futuro da arqueologia portuguesa, passando revista aos últimos anos da nossa pequenina história. É conhecendo o passado que compreendemos o futuro… evitando, assim, erros já cometidos.
Penso que já não restam desculpas para muitos, [in]activos e “barulhentos”, arqueólogos que tendem a falar muito e nada fazer. É chegada a hora de descerem das suas utópicas torres de marfim da alta sapiência e enfrentarem a realidade deste mundo. Por isso, louvo esta iniciativa, esperando que todos participem…
Cézer Santos
Existem alguns Blogs dedicados a Arqueologia que também tentam debater de um modo sério os problemas da profissão, como por exemplo o já desativado Desassossegos e o ainda activo Arqueo-blog. Mas nem sempre existe a participação do público.
É verdade. Houve algumas boas tentativas no passado recente, e há espaços que ainda mantêm activo um assinalável esforço nesse sentido.
Esta é apenas mais uma tentativa e, também ela, terá maior ou menor sucesso conforme o grau de participação que suscitar.
Enviar um comentário